Relógios de Ponto: vantagens e cuidados a ter na utilização

Relógios de ponto são um grande auxiliar para a gestão de acessos e de recursos humanos de empresas e instituições. Com os avanços tecnológicos, estes equipamentos tornaram-se cada vez mais funcionais e precisos, gerando dados que tornam a gestão interna de qualquer empresa mais eficaz.

Existem vários tipos de relógios de controlo de acesso: de impressão digital, de código, de cartão e até de reconhecimento facial. Basta escolher aquele que se adequa melhor às necessidades do seu negócio.

 

Questões legais associadas à utilização de biometria

Relativamente ao uso de equipamentos biométricos (como por exemplo, os de reconhecimento por impressão digital) existem alguns aspetos legais, associados à proteção de dados, que as empresas ou instituições devem ter em conta.

A Comissão Nacional de Proteção de Dados, elaborou e colocou no seu site um conjunto de 53 “princípios sobre a utilização de dados biométricos no âmbito do controlo de acessos e de assiduidade”. Se está a pensar em colocar um sistema de relógio de ponto biométrico na sua empresa, tenha em atenção que o tratamento de dados recolhidos deve respeitar as condições da Lei 67/98. O artigo 6º desta lei é fulcral e indica que o tratamento de dados “só pode ser efetuado se o seu titular tiver dado de forma inequívoca o seu consentimento” e que o responsável pela recolha “não pode utilizar os dados biométricos para finalidade diversa da determinante da recolha”.

 

Vantagens dos relógios de ponto

Apesar de alguns aspetos legais a ter em conta, é possível instalar este tipo de equipamentos na sua empresa e recolher os benefícios da sua utilização. Para o ajudar a decidir se deve ou não instalar vamos, de seguida, enumerar alguns benefícios destes aparelhos:

 

1. Garantia de segurança das instalações bem como de limitação a espaços internos

Ao possibilitarem o controlo de acessos, os sistemas de relógios de ponto permitem bloquear portas, ativar sirenes e barrar o acesso a estranhos às suas instalações, enviando relatórios dessas tentativas. Deste modo, poderá intervir caso seja necessário.

Permitem ainda autorizar ou proibir a entrada em determinados espaços, funcionalidade que pode ser útil se quiser limitar acessos.

 

2. Agiliza a gestão de recursos humanos

Este tipo de equipamentos permite o registo total de horas e respetivas entradas e saídas de funcionários. Alguns relógios de ponto armazenam informação de acesso de milhares de colaboradores e transmitem esses dados para os programas associados com rapidez. Com isto, o seu departamento de recursos humanos terá o trabalho facilitado e devidamente documentado.

 

3. Reduz custos

Como este é um sistema seguro e totalmente automatizado, não necessitará de ter custos com um funcionário para controlar entradas e saídas. Por outro lado, poderá ter o registo completo de assiduidade e horários de trabalho, evitando a perda de tempo de apontar esses dados, sem a certeza da sua veracidade ou sem o preciosismo de corresponderem efetivamente ao horário de trabalho efetuado.

 

4. Instalação rápida e fácil

A instalação deste tipo de sistemas é rápida, pois são equipamentos simples. A manutenção também não requer cuidados extras, é igual à de outros equipamentos eletrónicos.

 

A proteção das instalações, a privacidade de determinados espaços e a gestão eficiente de todos os colaboradores são aspetos fundamentais em todas as empresas e instituições. Sistemas que facilitem essas tarefas, sem custo elevados, são uma mais-valia. Verifique, por isso, se no caso da sua empresa não será mais vantajoso ter um serviço de relógios de ponto e acesso. Acreditamos que só encontrará aspetos positivos, pois atualmente, não há sistema mais eficaz, rápido e infalível.