Atendimento ao cliente Por Telefone: 3 Dicas de Melhorias!

O atendimento ao cliente é um dos setores a que todas as empresas precisam atentar. E quando falamos de atendimento via telefone, os cuidados devem ser redobrados, isto porque como já referimos anteriormente, este é um dos departamentos em que há o primeiro contacto do cliente com a empresa e é também o setor que lida diretamente com o consumidor de forma constante. Neste sentido, é essencial que no seu serviço de atendimento consiga prestar o melhor apoio possível para aumentar a satisfação dos seus clientes e gerar uma boa reputação para a sua empresa.

De seguida, deixaremos 3 sugestões que deve adotar para alcançar o sucesso no atendimento.

 

1. Adquira tecnologia de ponta e equipamentos de qualidade

Este é o primeiro cuidado que deve ter para um atendimento ao cliente via telefone eficaz.

Muitas vezes, as empresas tem um serviço de apoio ao cliente que gera insatisfação, não porque os seus colaboradores não prestem um bom atendimento, mas porque os equipamentos têm falhas ou são obsoletos e desadequados para aquele departamento. É, por isso, essencial adquirir telefones, aparelhos e centrais telefónicas atualizadas e adequadas ao seu fluxo de chamadas.

Por vezes, as empresas preferem guardar o capital disponível para incrementar outros setores. Contudo, a aposta no desenvolvimento do departamento que lida diretamente com os seus clientes e possíveis futuros porta-vozes da sua marca é mesmo essencial para a credibilidade e sucesso do seu negócio.

Se capital for um problema para si, existem empresas que fazem renting de equipamentos, que possuem soluções de financiamento ou que permitem pagamentos a prestações baixas. Deste modo, a liquidez da sua empresa é mantida. Basta fazer uma pesquisa e encontrará fornecedores de equipamentos com estas facilidades disponíveis. Na Telecof, por exemplo, permitimos alugueres de equipamentos e facilidades de aquisição dos mesmos para Startups com menos de 2 anos.

 

2. Promova uma comunicação interna eficiente e constante

São frequentes as situações em que o atendimento ao cliente via telefone não é o melhor porque a comunicação entre os vários departamentos da sua empresa é inexistente ou tem falhas constantes. Isto faz com que, muitas vezes, os colaboradores do atendimento telefónico queiram ajudar os clientes, mas não tenham acesso a todas as informações que permitem auxiliar ou resolver o assunto do consumidor, aumentando assim a insatisfação do cliente. Para não ter ninguém insatisfeito, deve promover a comunicação entre todos os departamentos de forma continua e eficaz, pois só desse modo os assistentes do seu Contact Center estarão devidamente preparados para informar e auxiliar os seus consumidores em todas as situações.

 

3. Aposte num software de gestão CRM

Nos dias de hoje, ter um serviço de atendimento por telefone, cujas centrais telefónicas não tenham integração com um programa de Customer Relationship Management (CRM) é praticamente impensável. A não ser que atenda meia dúzia de chamadas por dia, o seu atendimento vai falhar se não tiver um software de gestão de relacionamento com os clientes. Este programa é o que vai permitir que o assistente tenha acesso automático e imediato a todos os dados da pessoa que liga. É também este software que vai possibilitar o registo desse contacto e, quando necessário, encaminhar a questão do cliente para análise.

Este registo pormenorizado de todos os contactos do cliente é fundamental para um outro setor da sua empresa: o departamento de vendas. Com o histórico completo de cada cliente, dos seus pedidos de informações, das suas reclamações e questões técnicas, é possível percebê-lo melhor e delinear campanhas ou ofertas específicas para ele. Isto vai aumentar as vendas e, se essas suprirem as necessidades do consumidor, acabam por gerar um aumento da satisfação.

 

Como pode verificar, melhorar o seu departamento de apoio ao cliente por telefone não é uma tarefa difícil, nem precisa de interferir com o capital disponível no momento na sua empresa. Procure soluções que tenham facilidades de pagamento e desenvolva este setor. Pense neste departamento como sendo a voz da sua empresa. De certeza quer que essa voz efetue uma comunicação clara, eficaz e de qualidade! Então de que está à espera? Aproveite as nossas sugestões e tenha um atendimento de excelência que, além de manter os clientes satisfeitos, ainda pode ter a vantagem de gerar lucro!

 

Para o ajudar a começar já a efetuar melhorias no seu atendimento, temos para si um desconto de 5% na aquisição de qualquer um dos nossos produtos. Aproveite a nossa oferta e escolha os serviços mais adequados às suas necessidades de atendimento.

 

Quero o Desconto