Atendimento ao cliente: que aparelhos telefónicos escolher?

O atendimento ao cliente via telefone é uma das várias formas das empresas prestarem apoio e esclarecerem dúvidas. Como já explicamos num outro artigo, este tipo de atendimento é, muitas vezes, o primeiro contacto entre cliente e empresa. Por isso, é essencial que funcione de forma eficaz. Sobre isto, até já lhe indicamos aplicações, para integrar nas suas centrais telefónicas, que são essenciais para atingir essa eficácia! Também lhe explicamos que cuidados deve ter ao adquirir uma central telefónica, e neste caso, a qualidade dos equipamentos é um ponto bastante importante.

Desta vez, vamos abordar a questão dos equipamentos telefónicos, mais precisamente, os que são adequados para quem tem uma central telefónica, seja de maior ou menor dimensão. Neste ponto, é preciso que tenha atenção e adquira equipamentos ajustados às necessidades da sua empresa e compatíveis com a sua central. Verifique com o fornecedor essa compatibilidade antes de concluir a compra.

 

Telefones/consolas SIP

Este tipo de telefone é também denominado telefone VOIP ou até softphone. A sua grande vantagem é a possibilidade de efetuar comunicações através de ligação à internet, como é o caso do VOIP (Voice Over Internet Protocol). Uma outra vantagem deste tipo de telefones é a possibilidade de terem várias linhas e a integração com vários programas e funcionalidades que ajudam a melhorar o atendimento telefónico de qualquer tipo de negócio. São também ideais para empresas com maior fluxo de chamadas.

Existem, para este tipo de telefone, vários modelos e marcas. Sugerimos que tenha o cuidado de escolher o equipamento que tenha as melhores funcionalidades para o seu atendimento. Prefira modelos com adaptações para headsets ou auriculares bluetooth e, se necessitar, verifique também os que têm integrações com dispositivos móveis, dá sempre jeito!

Se analisar com cuidado todas as opções disponíveis neste tipo de telefones SIP, vai encontrar até modelos com sistema Android que combinam o telefone IP com a videoconferência e podem até ser integrados com sistemas de videovigilância!

 

Telefones/consolas analógicos

Este tipo de equipamento telefónico é o mais indicado para departamentos de atendimento telefónico com menor dimensão, isto porque suportam menos linhas e dependem da ligação à rede de cobre ou fibra. Não efetuam ligações através de ligação à internet, o que atualmente, acaba por trazer algumas limitações.

Existem vários modelos e marcas também, com versões igualmente adaptáveis a headsets.

 

Auriculares, um acessório fundamental!

Não poderíamos falar de equipamentos associados a um serviço de atendimento telefónico sem referir um acessório essencial: os auriculares. Estes podem ser uma grande ajuda para os seus colaboradores, sobretudo porque libertam as mãos para outras tarefas. Isto acaba por ajudar a agilizar todo o processo de atendimento, principalmente, em empresas que têm um grande fluxo de chamadas.

Existem também vários tipos de auriculares. Poderá encontrar versões com ou sem fios e mono (com um auscultador apenas) ou duo. No caso de ambientes de atendimento ao cliente com mais ruído, sugerimos sempre a versão duo (com dois auscultadores) pois, deste modo, o seu colaborador não terá dificuldades em ouvir o cliente que está do outro lado da linha, facilitando o atendimento telefónico.

 

Estes são alguns dos equipamentos e acessórios telefónicos que tem à sua disposição para criar ou desenvolver o seu departamento de atendimento ao cliente por telefone. Relembramos que deve sempre verificar o tipo de tecnologia que tem e adquirir os equipamentos que melhor se adequam à mesma, bem como à sua central telefónica e à dimensão do seu departamento de atendimento ao cliente.

 

Se estiver interessado em trocar os seus equipamentos ou até comprar novos, aproveite o desconto 5% que estamos a oferecer na compra de qualquer um dos nossos produtos. De que está à espera para melhorar o seu departamento de apoio ao cliente por telefone?

 

Estou Interessado