Atendimento ao cliente: 5 alternativas ao contacto telefónico!

Um atendimento ao cliente eficaz é fundamental para que a sua empresa crie uma boareputação e se torne uma referência no mercado em que está inserida.

Na era digital, os clientes exigem uma boa experiência no relacionamento com as empresas às quais compram produtos ou contratam serviços. Para isso, é essencial que os seus colaboradores tenham consciência da importância da comunicação.

Para cimentar uma cultura de excelência no atendimento ao cliente e promover uma imagem positiva da sua organização, é necessário melhorar e diversificar os canais de comunicação disponibilizados.

Os clientes modernos são exigentes quanto à diversidade de formas de contacto e esperam que as empresas tenham capacidade de se adaptar às novas realidades.

O atendimento telefónico tradicional não é suficiente para criar uma boa imagem nos seus clientes. Neste artigo, identificamos 5 ferramentas de comunicação alternativas à chamada telefónica, para que possa prestar um serviço de qualidade no atendimento ao cliente.

 

5 alternativas à tradicional chamada telefónica

 

1. SMS automáticos

Sendo o telemóvel o dispositivo móvel mais utilizado pelas pessoas no dia a dia, é inevitável que se faça uso das suas valências para chegar aos clientes. Mas as possibilidades não se esgotam nas tradicionais chamadas telefónicas. Pelo contrário, há ferramentas mais vantajosas que devem ser usadas no atendimento ao cliente.

O SMS é uma aposta certeira, já que o envio de mensagens escritas tem um custo baixo e uma taxa de entrega de 98%. Recorrer a mensagens de texto permite que os clientes não sejam incomodados com chamadas em horários inconvenientes e que respondam através de palavras curtas, como sim ou não.

O Short Message Service é particularmente eficaz para recordar os clientes de uma marcação, pedir confirmações e dar conhecimento de campanhas promocionais.

 

2. Chat online

O chat integrado no site das empresas é uma opção de atendimento ao cliente que os utilizadores valorizam cada vez mais.

Com esta ferramenta, os visitantes podem esclarecer pequenas dúvidas e obter ajuda para encontrar informação útil no site no momento da navegação.

Quando estão em causa questões simples, os utilizadores mostram pouca disponibilidade para solicitar esclarecimentos por email ou através de contacto telefónico. Privilegiam, ao invés, soluções de atendimento instantâneo.

 

3. Redes sociais

A utilização das redes sociais faz parte da rotina diária da generalidade dos portugueses. Sendo que qualquer empresa moderna tem uma página no Facebook, esta plataforma não pode ser ignorada no contacto com os clientes.

A vantagem de utilizar as redes sociais no atendimento ao cliente reside na capacidade de interação com os seguidores. Uma empresa que tenha uma presença ativa no Facebook, Instagram ou LinkedIn deve certificar-se de que tem capacidade para responder a todas as mensagens enviadas pelos utilizadores.

A resposta aos contactos, ainda que apenas com uma palavra de agradecimento, cria uma imagem de proximidade com o público e é vantajosa para qualquer empresa.

Tenha o cuidado de ler todos os comentários que são deixados na sua página e de conferir todas as publicações em que é identificado. Entre as muitas interpelações, pode haver pedidos de ajuda ou de informação importantes.

Nas redes sociais, deve ainda gerir o tempo de resposta e fazer uma diferenciação entre os temas que são tratados publicamente e aqueles que são abordados através de mensagens privadas.

 

4. WhatsApp

Além de ser uma das aplicações de conversação mais utilizadas em todo o mundo, o WhatsApp está a crescer enquanto app de comunicação entre empresas e clientes. A instantaneidade e a possibilidade de comunicar através de chamadas de voz, vídeo e texto fazem desta uma ferramenta de contacto versátil e adaptável a cada situação.

Contudo, por se tratar de um meio de comunicação mais pessoal e descontraído, não é adequado para o atendimento ao cliente em todas as áreas de negócio ou em qualquer circunstância. O WhatsApp não deve ser utilizado para envio de respostas pré-programadas e deve ser gerido de forma a fornecer resposta quase imediata aos clientes.

 

5. Skype

O Skype ganhou destaque a nível mundial por permitir fazer videochamadas entre pessoas que se encontram em qualquer parte do globo. Mas, entre as suas funcionalidades, estão também a realização de chamadas telefónicas e o envio e receção de mensagens de texto.

Por se tratar de uma ferramenta universal, pode propor a sua utilização em situações específicas do atendimento ao cliente. O Skype é útil para a realização de reuniões, briefings ou sessões de formação não presenciais.

Este software poupa o tempo e os custos associados às deslocações dos intervenientes. Além disso, propicia um contacto bastante próximo, uma vez os utilizadores podem ver-se enquanto comunicam, ainda que o façam à distância.

 

Ao instalar uma central telefónica de qualidade na sua empresa, pode aceder a esta e outras funcionalidades que melhoram significativamente o atendimento ao cliente.

Na Telecof, encontra todos os serviços necessários para deixar os seus clientes satisfeitos. Temos uma equipa de especialistas pronta a esclarecer as suas dúvidas e oferecemos um desconto de 5% em todos os produtos e serviços.

Quero o desconto